• Da Redação

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA: 76 anos trabalhando por Ilhabela; Veja o vídeo


A Santa Casa de Misericórdia de Formosa, como foi chamada a entidade em 02 de setembro de 1943 quando foi fundada, nasceu através da ação de um grupo de pessoas da comunidade, para prestar serviços na área de saúde em um município que é uma Ilha , que dependia da travessia pelo mar, onde não havia qualquer estrutura com este fim. Foi aprovado seu primeiro estatuto na data da criação.


Construída em um terreno cedido pela Mitra Arquidiocesana, ao lado da Igreja Matriz, atendia a todos,inicialmente como ambulatório médico e depois gradativamente assumindo o serviço de urgência, apoio diagnóstico e terapia.


Em 1971, no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de São Sebastião, foi registrada a primeira alteração no estatuto da entidade, para enquadrar-se nas leis vigentes do país, para um funcionamento hospitalar moderno e que permitisse desenvolver seus trabalhos dentro da legalidade.


Nos finais da década de 70, a entidade passou a funcionar como Hospital Geral, com vinte leitos nas especialidades básicas. Durante vinte anos a entidade foi o único Pronto Socorro e Hospital do Município. Em 1988 assinou o Convênio com o SUS.

Em março/1999, com a abertura do Pronto Socorro Municipal, a entidade continuou atendendo principalmente a população mais carente, através de serviços ambulatoriais, laboratório de análises e fisioterapia.


O Hospital Municipal Governador Mário Covas Jr foi inaugurado em julho de 2002, quando foi celebrado convênio entre a Prefeitura Municipal de Ilhabela e a Santa Casa , visando a execução de ações suplementares de assistência a saúde. A parceira abrange as seguintes ações:

  • Desenvolvimento de Programas na área da saúde;

  • Implantação, execução e acompanhamento do Programa de Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde;

  • Assistência Ambulatorial;

  • Exames complementares;

  • Serviços Hospitalares,

  • Apoio no combate a doenças e epidemias, em especial na campanha de combate a Dengue.

Em 2004, uma grande reforma foi realizada e o antigo prédio do Hospital foi adaptado para atender às atividades desenvolvidas pelo Poder Público Municipal: o Centro de Especialidades e, a entidade com prestação de serviços ambulatoriais, fisioterapia, particulares e filantrópicos.


Hoje a Santa Casa presta serviços nas áreas de: Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia e Fisioterapia apresentados como filantropia.


Também atendemos particulares nas áreas de: Cardiologia, Cirurgia Vascular, Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Acupuntura, Medicina do Trabalho, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Medicina Alternativa (Terapia Floral).


Em agosto de 2013, mais uma conquista vencida pela entidade: a inauguração de seu Laboratório de Análises, serviço este resgatado após muitos anos. Também implantamos o serviço de laboratório nas dependências do Hospital Mário Covas, com atendimento 24 horas para urgência e emergência.


Finalizando a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela agradece a todos que lutaram conosco todos estes anos, para a continuidade dos serviços prestados pela entidade. Agradece aos membros da Mesa Provedora , toda a Irmandade e população de Ilhabela.

©2020 por Portal Conexão Ilhabela.