• Da Redação

Pedido de afastamento e impeachment é protocolado para cassar Prefeita de Ilhabela

Na manhã desta terça-feira (16) a Câmara Municipal de Ilhabela recebeu oficialmente um pedido de afastamento e cassação do mandato da atual prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.


Segundo o morador e autor do pedido em questão, Wilson Foz, em entrevista ao vivo para o jornal Tribuna do Povo, o pedido foi fundamentado em diversas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - TCE, através de um relatório exclusivo sobre o uso de recursos para contratações referentes ao combate do covid-19, auxílios sociais e outros.


Dentre os apontamentos encontrados no relatório, Wilson destacou o fato do TCE apontar mais de 1.200 casos de beneficiários de auxílios sociais (criados graças a pandemia) recebendo em duplicidade e até triplicidade, além de outros vários casos de pessoas com "alto poder aquisitivo" tendo acesso ao benefício, que deveria priorizar moradores de baixa renda e com dificuldades financeiras.


Segundo o jornalista Caio Gomes, o pedido deverá ser lido hoje pelos vereadores de Ilhabela, durante a sessão ordinária, seguido pela votação da aceitação ou não da denúncia.


Caso a denuncia seja de fato aceita pelos vereadores, a câmara poderá votar o afastamento do cargo da Prefeita imediatamente, dando início ao processo de defesa, criação de comissão processante e outros passos que fazem parte do rito legislativo neste caso.


Curiosidade

Segundo o advogado Luis Homem, através de comentários nas redes sociais, caso a Prefeita seja afastada e cassada a Prefeitura poderá ser governada pelo Juiz da comarca de Ilhabela. Entenda:


"A situação é curiosa. O vereador que assumir perde a condição de ser candidato a vereador em razão da descompatibilização eleitoral. Só poderia ser candidato à prefeito. E, se por ventura, todos os vereadores se recusarem assumir, cai no colo do juiz. Já pensou o Juiz virar prefeito e ter que trabalhar com esse povo que ele sabe tudo de errado que eles já fizeram? Hilário".




©2020 por Portal Conexão Ilhabela.