• Da Redação

Folheto divulgado pela Prefeitura lista regras e leis para turistas desinformados


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo, lançou, no calendário anual de eventos do municipio, uma coluna contendo normas e regras previstas em leis locais, com o objetivo de informar e conscientizar turistas que não tenham profundo conhecimento sobre o legislação da cidade.


Dentre as normas listadas, a Secretaria de Turismo alerta para o consumo de produtos trazidos de outros locais nas mesas de estabelecimentos comerciais, sem prévia autrização.

A norma refere-se, indiretamente, aos turistas e moradores que utilizam as mesas e cadeiras de quiosques e bares de praia, consumindo apenas alimentos e/ou bebidas trazidas de casa.


Embora a prática divulgada pela secretaria "contrarie" o Codigo de Postura da cidade, moradores, comerciantes e turistas, em sua maioria, são favoráveis à "lei do bom senso", apoiando a medida divulgada pela Secretaria.


Outras normas são a proibição de acampamento na praia e logradouros públicos; fazer churrasco em praias e costeiras; som no volume alto (sem especificação em decibelimetros); "consumir" canudos plásticos; fazer queimada de lixo ou outros dcetritos; fogos de artificios com barulho/estampido; proibição de qualquer comércio sem licença da prefeitura.

Segundo informações, o folheto estaria sendo divulgado através de hoteis e pousadas, principalmente, mas encontrado também em bares e restaurantes do municipio.


Outro folheto

Um outro formato de folheto também circula pelas vias do municipio, com o mesmo próposito.


Trata-se do folheto impresso, segundo informações extraoficiais, pela Secretaria de Planejamento e Governo, chamado "Manual da Ilha: respeite este paraíso".



©2020 por Portal Conexão Ilhabela.